sábado, 15 de agosto de 2009

Cumprir da existência

as pessoas entram nos lugares vazios da santidade das suas razões
mas... não conseguem permanecer para além do tempo do gesto virtual que os anima e conseguem
seja na veneração breve...
seja na satisfação da curiosidade...
seja no cumprir do programa que as faz de partida antes ainda de ter chegado...

os lugares sagrados de cada um transformam-se em itinerários de visita obrigatória
não como lugares de retiro profundo e contínuo
mas como destinos turísticos que se escolhem e pagam
para visitar nas férias... ou tempos livres
rendendo-se pasmos aos encantos descobertos de que depressa se cansam e esquecem
preferindo o rápido retorno ao brilho ensurdecedor dos lugares de todos e de ninguém
em que se aceita o sonho em lugar da realidade...

porque o sonho é mais fácil de mudar e trocar por outro feito por medida
e a realidade... não

o acesso ao sagrado do lugar que cada um de nós é
obriga ao vazio dos lugares da razão que nos anima... e isso é difícil

enquanto não se conseguir tal façanha
permaneceremos divididos entre o que a razão alcança e o que intuímos
e o entendimento não consegue atingir

já fiz todos esses caminhos...
e o mar sem fim da razão em que mergulhava
no que pensava ser a maior oportunidade de gozo que a vida me poderia oferecer
acabou por se revelar uma imagem estéril projectada nos limites do que me julgava ser...
enquanto me escapava a oportunidade da consciência do vazio sagrado do lugar que sou...

já não sigo todas as miragens e virtualidades que me faziam escravo sendo senhor por direito próprio...

sou a vida que a existência em mim cumpre
por acidente ou misteriosa decisão de um qualquer divino...
e nunca por escolha minha