sábado, 27 de dezembro de 2008

Escolhas

escolhas, mudanças e recomeços...
já não os sinto como problemas

as escolhas são o reflexo da existência organizada de acordo com uma rede complexa de razões
em que aceito movimentar-me
de que resulta sempre uma ideia de ganho ou de perda...
projectados num tempo que é sempre futuro

deixei de lado a razão como base da minha acção
e passei a olhar para o que sinto
encontrando aí as indicações para o que vou fazer no momento a seguir
sem certos nem errados
livre da ideia de ganho ou de perda

o que sinto e faço de acordo com esse sentir
é sempre agora
é sempre presente

os ganhos não são vitórias e as perdas não são derrotas
são apenas o reflexo do que resulta do estar em paz comigo mesmo
no respeito pelo meu acontecer em cada momento
sem medos
sem penalizações ou auto-flagelações

os que me rodeiam...
têm no contacto com a ausência de legitimação da razão
presente em mim e no meu agir
a oportunidade de se questionarem e libertar
da rede de razões que aceitam como base da sua existência
que lhes apresenta sempre uma razão
um certo ou errado
um medo
uma perda ou um ganho
que quando admitidos como válidos
os acaba por pôr em rota de colisão com o que sentem
lançando-os no caminho das escolhas
confundindo razão com segurança ou garantia de felicidade... futura

as mudanças passaram a ser por mim vividas como alterações de cenários da minha existência
sem ansiedade ou medo do que vou viver nessa mudança

deixei de me confundir com o que tinha por parte integrante da minha vida
e isso permitiu-me não me sentir em causa ou risco
deixando de recear que o mundo desabasse
porque essa parte que entendia ser deixou de ser viável numa qualquer mudança
dando lugar a uma realidade nova e desconhecida

o desconhecido e imprevisível que entra na minha vida
deixa de ser tido por ameaçador por ser desconhecido
surgindo como desafio motivador e oportunidade de descoberta
oportunidade para novas vivências

a aceitação do que se segue na ignorância do que irá surgir
passa a ser em mim uma rotina
geradora de paz e tranquilidade
porque deixei de estar em luta com a existência
porque deixei de ter medo do momento seguinte
porque deixei de me sentir em causa a cada alteração da existência em que aconteço
porque deixei de lutar com o que sinto

as mudanças deixaram de ser mudanças
as escolhas foram substituídas pelo respeito pelo que sinto

o mundo não desmoronou e nada se partiu ou perdeu

os recomeços enquanto reflexo de um propósito ou projecto de futuro desapareceram...
cada momento medido ao segundo passou a ser por mim vivido
como um recomeço constante da minha existência

os medos e ansiedade ou razões que observo em mim
percebo agora que não são meus...
são reflexos em mim do que os que me rodeiam transportam consigo
e que inadvertidamente aceitei como meus

neste caminho sem escolhas
mudanças ou recomeços
só me resta ser o amor
a felicidade e a liberdade que me descobri

Sem comentários: