sábado, 13 de junho de 2009

Apenas...

já vivi de acordo com o que queria
já vivi de acordo com o que podia
já vivi de acordo com os meus medos
já vivi travestindo a realidade com as vestes da minha fantasia...

e percebi que todas estas formas de viver me conduziam a lado nenhum...
quando muito... a uma sensação de mal-estar geral e inexplicável

deixei que a vida acontecesse...

mas de quando em vez
dou comigo a tentar conduzir a vida de acordo com o meu entendimento...
ou outra coisa qualquer
e percebo uma vez mais o resultado desastroso da minha intervenção...

a vida define-me os limites de acordo com as escolhas que faço
e eu... ou aceito e vivo esses limites
ou tento alterar esses limites de acordo com uma qualquer razão
que por mais legítima que seja
nem sempre a vida legitima

observo-me e deixo que a vida aconteça...

percebo que a vida é possível sem que eu a conduza
sem ter que fazer escolhas que de uma qualquer condição me tornem prisioneiro
só me cabendo perceber os limites que as escolhas que faço implicam...

observo-me e deixo que a vida aconteça onde estou

percebo que quando me permito acontecer na proximidade de alguém
e com esse alguém viabilizar um qualquer acontecer fruto das suas razões
acabo por vestir as escolhas que esse alguém entende fazer
na sua tentativa de conduzir a vida...

observo-me...

quando aceito vestir essas escolhas que não são minhas...
acabo por tentar levar a minha vida para além do que ela me permite
terminando tudo da mesma maneira...
chegando a lugar nenhum
com uma sensação de mal-estar geral e inexplicável

vivo cada vez menos o que alguma vez foi o meu querer
vivo cada vez menos de acordo com o que entendo ser o que posso
vivo cada vez menos à luz dos meus medos
vivo cada vez menos os sonhos que algum dia usei para dourar os meus dias

aceito a vida como ela se me oferece...

e não sei viabilizar na minha vida...
o que os outros para si querem
os limites do que entendem ou não poder
os medos que os atormentam
ou os sonhos que os alimentam...

vivo a vida... apenas...

dentro dos limites a que as escolhas que não posso evitar obrigam
até que um dia deixarei de fazer escolhas
de uma vez por todas....