terça-feira, 21 de julho de 2009

Medos

por detrás de todo o sonho existe um medo
e por detrás de todo o medo existe uma dor...

mas as dores que não se sentem
não acontecem...

muitas são as dores que não conheci
e as que conheci
se alguma vez as senti...
já não lhes guardo a memória do sentir

no receio da dor construo os medos que me atormentam...
antecipo a dor
e transformo os medos em dor...

a dor do tormento que do medo da dor fica
faz-me ensaiar a fuga
para um tempo em que a dor que receio agora ou depois não aconteça nunca...
para um mundo em que a dor que receio neste não tenha oportunidade de acontecer...

em mim receio a dor...
e porque de mim não posso fugir
em mim crio o tempo e o mundo onde me tento esconder

entrego-me ao sonho da ausência da dor
nele procuro fazer da vida o acontecer e do mundo o espaço sem lugar nem tempo para a dor...
e se não o conseguir aqui e agora...
talvez amanhã noutro sítio qualquer... quem sabe

a dor já não é dor... o medo da dor no sonho se esbate...
e o sonho já não procura evitar o medo da dor que esqueceu
empenha-se apenas em ser cada vez mais sonho... mesmo quando é pesadelo

a vida deixa de ser vida...
o mundo passou a ser aquilo que se quiser

quando tento voltar à realidade...
há sempre quem me atire com todas as dores dos medos das dores conhecidas
que não o sendo poderão vir a ser... ou não

na dor do medo da dor fundo o inferno
e na sua ausência... o paraíso
num coloco Deus... no outro o diabo
um faz-me infeliz onde me sinto bem...
o outro... castiga-me porque me atrevi a ser feliz
só da dor e do medo de si sabendo

porque a existência disso me fez capaz
olhei para lá dos sonhos e dos medos...
e nas dores que encontrei
apenas me deparei com o que em mim se cumpria no corpo que sou
enquanto ausência do ser que em mim nunca é