segunda-feira, 7 de julho de 2008

Dúvida

aceitar

durante a minha vida esta foi a palavra de ordem
aceitar sem questionar

porque tomava o que me diziam e me era dado como verdade
porque não tinha alternativas que pudessem servir de contraponto
porque o que conhecia e entendia da vida não me dotava de saber próprio
porque sendo chamado a tomar posições e a agir
o que recebera e aceitara servia
porque era mais fácil aceitar a verdade e a realidade que todos diziam ser
do que procurá-la por mim mesmo
porque o que da verdade e da realidade pensava encontrar
não confirmando o que já aceitara
não sabia que sentido dar-lhe

e a realidade ganhou em mim os contornos do que me diziam ser real
e da verdade só reconhecia o que alguém me dissera e ensinara

aprendi a não duvidar e a não questionar

quando a curiosidade me levava a tentar a perceber a distância
entre o que observava em mim e o que sobre mim aprendera
sentia-me perdido

o que de mim aceitara como verdade e realidade tinha que estar certo...
ou não estaria...

se para a aceitação do que nos explica e ao que nos rodeia
há sempre um saber que se pretende universal
e um ou mais mestres disponíveis para nos orientar
para a dúvida relativa à validade de qualquer postulado...
só outro saber também pretensamente universal e os respectivos mestres

para a realidade de que eu seja centro e que me explique
para lá do que outro alguém entende
que não seja a passagem de um atestado de loucura
parece não haver escola ou saber

e a sensação de estar perdido torna-se assustadora
mas a dúvida e o questionar de tudo acaba por se tornar rotina

e se...

este é o princípio
que me leva a olhar para mim e para o que me rodeia
que me leva a ouvir o que alguém entende ter para dizer

e não me vinculando
ponho-me à prova

vou percebendo que andei enganado

que foram mais as vezes que me defini pela afirmação ou negação do que me compatibilizava com um sentir que pretendia em mim na proximidade do outro

que nessa definição eu não estava presente
porque o que de mim se jogava era a minha vontade
a tentar torcer a realidade
de acordo com o que decidira como mais conveniente
e se baseava no que algures na minha vida aceitara por certo

e quanto mais questiono
menos certezas encontro
e mais vou percebendo que andei enganado

e da falta de certezas resulta cada vez menos tensão

cada vez mais me fica a certeza
que nada do que aprendi como sendo o é
senão enquanto eu ou alguém fizer questão de o afirmar como tal

bom...
se alguém se sentir com isso feliz
pois então
que o que ele afirma seja o que ele diz que é
enquanto ele assim o entender

eu...
vou deixando de procurar afirmar seja o que for
limito-me a olhar, ouvir, sentir...

Sem comentários: