quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Os ses da vida

quando na minha vida introduzo um se
anuncio uma condição
não para indiciar uma mudança
mas para apresentar uma desculpa para não mudar

as mudanças que ocorrem pelo cumprimento de uma condição
não são propriamente mudanças...
são mais uma alteração de cenários e contextos
ou na melhor das hipóteses
uma alteração de papeis a desempenhar
sem que em mim nada mude

as mudanças que ocorrem pela observação de uma condição
em regra exterior
são a única forma de garantir que eu não tenho que mudar nada em mim

as mudanças reais
são aquelas que ocorrem pela ausência de condições
resultando das transformações que em mim ocorrem
aconteça o que acontecer comigo e à minha volta

a mudança pela verificação de uma condição
acaba por me deixar insatisfeito
porque o que importa mesmo
não são as condições que imagino querer ver cumpridas
mas sim a sensação de que alguma coisa tem que mudar

se a vontade ou necessidade de mudança são o sentir em causa...
só tenho que mudar
e... nada me impede

se para mudar defino uma condição...
é porque tenho medo
é porque não quero mudar
é porque não sei o que quero mudar ou como mudar

o medo em mim vai desaparecendo
e o meu querer vai dando lugar à fruição da existência
o que leva ao diluir em mim
da necessidade de mudança

as condições para me sentir bem
esteja onde estiver
deixam de estar fora de mim
passam a ser parte de mim

é quando deixo de querer ou sentir a necessidade de mudar
que a mudança ocorre

fruindo a existência
acontecendo com a vida
ao confundir-me com ela a ponto de me tornar nela
a ponto de passar a ser a vida
nada mais há para desejar
nada mais há para mudar

até na morte
se ela faz parte da vida
quando acontecer
seja ela o que for
continuarei a ser vida

na vida nada acontece porque se definiu uma condição prévia
ela apenas acontece

todos os dias...
os ses da minha vida vão desaparecendo

Sem comentários: