sábado, 18 de abril de 2009

Pensamento

não posso impedir o pensamento
nem teria porque o impedir
posso apenas aperceber-me dele
e se a distância que dele me separa
não me permitir ficar imperturbável perante tal ruído...
posso sempre substituí-lo por outro mais simpático

o resultado é o mesmo...

não adianta nem atrasa aquilo sobre o qual penso
mas faz toda a diferença o impacto que esse pensar em mim tem
não o podendo evitar

fazê-lo dá-me tempo para criar a distância
que me permite recuperar a consciência da existência
da vida que protagonizo ou da qual faço parte
não tanto ao nível do meu pensamento
ou do que o pensamento de quem me rodeia concebe
mas ao nível do que em mim e no que me rodeia é nuclear e real
para além de qualquer pensamento

o pensamento é como a poeira...
não tem forma própria e quase não se vê
mas está em toda a parte e tudo cobre...
de vez em quando é preciso limpá-lo

já lá vai o tempo em que me sentia mal
pelo que pensava ou não conseguia deixar de pensar
pelo que quem me rodeia pensa...